Game de alunas do IEMA Itaqui Bacanga é premiado em competição nacional de GAMERS
As estudantes Kauane Sampaio, Jenniffer Geovanna, Elisabeth Lopes e Letícia Oliveira do IEMA Pleno Itaqui Bacanga são premiadas na categoria narrativa aplicada ao contexto do e-Sports STEAM Girls com a criação do jogo digital ‘Monstrinhos Recicladores’, o game educativo visa conscientizar e ensinar um dos princípios básicos da reciclagem. Cada aluna receberá como prêmio um Tablet de ultima geração, certificado de programação de jogos 2D e um curso de programação de jogos 3D para ampliar seus conhecimentos e ainda uma das alunas participará em agosto na cidade de Diadema-SP de um dos maiores eventos tecnológicos do Brasil onde terá a oportunidade de apresentar e divulgar o jogo desenvolvido. As alunos tiveram como orientadores do projeto os Professores(as) Raimundo Alves(Informática) e Bethânia Lima(Português)
Uma segunda equipe também do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IEMA Pleno Tamancão, também foi premiada na categoria criatividade e imersão e a escola do Distrito Federal, centro de ensino médio 1 do Guará, foi premiada na categoria técnica e jogabilidade, fechando as premiações.
o e-Sports STEAM Girls é programa inovador que busca promover a participação feminina no cenário dos esportes eletrônicos, oferecendo oportunidades únicas de aprendizado e competição para meninas de 14 a 17 anos de escolas públicas. É um projeto nacional aprovado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, por conta de sua importância e cunho social, e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O projeto é direcionado para mulheres que buscam se profissionalizar na área de games.
Durante a competição realizada entre os meses de Março a Junho, as estudantes tiveram aulas de programação 2D, abordagem Steam e ainda participaram de discussões sobre assuntos de um mesmo conteúdo em áreas diferentes que demonstraram os benefícios de se aplicar os e-Sports no dia a dia das mulheres, onde a temática a ser construída no jogo relaciona temas de saúde, bem-estar, sustentabilidade e esportes. No decorrer da competição as estudantes identificaram o problema da falta de conhecimento e conscientização sobre a reciclagem, e propuseram a criação de um jogo digital educativo chamado “Monstrinhos Recicladores”.
O jogo “Monstrinhos Recicladores”, foi projetado para ensinar os princípios da reciclagem de forma lúdica e interativa, incentivando práticas sustentáveis principalmente entre os mais jovens, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade e no meio ambiente.
Os jogadores controlam monstrinhos coloridos que se movem horizontalmente na parte inferior da tela. Diversos tipos de lixo reciclável caem de cima para baixo, e o jogador deve mover o monstrinho para coletar apenas os lixos que correspondem à cor da lixeira. Cada coleta correta adiciona pontos, enquanto cada coleta errada resulta na perda de uma vida. O jogador começa com 3 vidas, e o jogo termina quando todas as vidas são perdidas. Animações e sons são utilizados para indicar quando o jogador coleta o lixo correto ou incorreto. Um sistema de pontuação e rankings incentiva a competição saudável entre os jogadores, motivando-os a melhorar suas habilidades e conhecimentos sobre reciclagem.
“Esperamos contribuir significativamente para a educação e conscientização ambiental, ajudando a formar uma geração mais consciente e responsável em relação à reciclagem e outras práticas sustentáveis.” disse Kauane Sampaio uma das estudantes premiada.
Resultados da premiação: https://www.youtube.com/watch?v=ktsGPPgg2xk