
Projeto de estudantes do Itaqui Bacanga é premiado no I CityTech 2025 IEMA
São Luís, 22 de setembro de 2025 – Estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Itaqui Bacanga) foram premiados no I City Tech IEMA 2025, uma amostra de inovação urbana promovida pela própria instituição em toda sua rede de escolas. O certame, realizado nos dia 19 de setembro, destacou projetos que integram ciência, cidadania e soluções para desafios ambientais das cidades maranhenses.
O grande vencedor do IEMA Pleno Itaqui Bacanga, foi o grupo de estudantes formado por Yasmin Marques, Juliene Evelyn, Gustavo, Sara Vitória e Iarlly Lima. Eles conquistaram o prêmio destaque de “Inovação e sustentabilidade” com o projeto GuaráTech. A iniciativa utiliza inteligência artificial e deep learning para identificar espécies aquáticas capturadas, estimar tamanhos e avaliar a legalidade da pesca em tempo real via dispositivos móveis. O sistema promove práticas pesqueiras conscientes, gestão ambiental e cultura oceânica, combatendo os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas aquáticos. “O GuaráTech é nossa forma de proteger os oceanos e apoiar comunidades pesqueiras”, afirmou Yasmin Marques, líder do grupo.

A Gestora Geral, do IEMA Pleno Itaqui Bacanga, Luciana Protásio, celebrou: “O GuaráTech e os demais projetos mostram o potencial transformador da juventude maranhense. O I City Tech 2025 reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade.“
O projeto contou com a orientação do Prof. Raimundo Alves (Informática) e a da Profa. Joseny Carvalho (Biologia), fortalecendo o ensino com a interdisciplinaridade entre disciplinas.






