Com origem no Canadá, o Pink Shirt Day surgiu como iniciativa para dar basta no bullying, homofobia e qualquer tipo de opressão em escolas. Seu objetivo é promover uma educação mais positiva e inclusiva, levando debates para promover a diversidade nas escolas com o uso da “camisa rosa” para que reflitam e encontrem soluções contra práticas discriminatórias e constrangedoras no ambiente social e virtual.
A programação ocorreu nesta sexta-feira dia 10 de maio, o ponto central da campanha é a mobilização da comunidade escolar para a prevenção e o enfrentamento sobre o bullying, por meio de atividades artística, esportiva, literária, roda de conversa, entre outras iniciativas. Este ano, a novidade é que houve na programação interdisciplinar estudantes e professores da UFMA, do projeto HOLOC – Espaço Transdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Profissional.
“É uma atividade que visa trazer e promover, sobretudo, um ambiente de paz e de igualdade entre os nossos alunos, contra o preconceito e contra qualquer tipo de discriminação”, explicou Luciana Protazio gestora geral da escola.
O Pink Shirt Day do IEMA destaca a luta contra o racismo, a homofobia, a transfobia, a gordofobia, o machismo, o sexismo e o etarismo como os temas que mais contribuem para as práticas discriminatórias e de constrangimento no cotidiano estudantil. A meta é estimular um ambiente escolar seguro e inclusivo para todos os estudantes.
Confira algumas imagens do evento: