Alunas do IEMA Itaqui Bacanga conquistam a 3ª Posição na maratona GAMEJAM do UNICEF.
O GAMEJAM aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e pôs à prova 42 alunas do instituto, que teriam que desenvolver jogos digitais
O game ‘Origem de São Luís’, desenvolvido por alunas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui Bacanga, conquistou o terceiro lugar no GAMEJAM das Iemanas – maratona de desenvolvimento de jogos realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos dias 30 e 31 de outubro no IEMA São Luís, centro da capital maranhense. De uma forma lúdica e criativa, a jogatina simula a colonização com a chegada dos colonizadores de São Luís.
Formada pelas estudantes do IEMA Pleno Itaqui Bacanga, Angélica Alves, Roberta Keisy de Kesus, Kauane Veras, Thamires Christina Pinheiro, Sandila Raquel Reis e Yasmim Victória Neri, a equipe idealizou o jogo ao analisar a história de São Luís. “Contamos com muita pesquisas e estudos sobre nossa cidade”, explicou Roberta, aluna do curso de Informática para Internet.
O jogo ‘A1elória – A Missão Planetária’, desenvolvido por alunas do IEMA Pleno São Luís, conquistou o primeiro lugar e o jogo ‘Hallowitch’, do IEMA Pleno de São José de Ribamar, ficou em segundo lugar. No total, participaram da competição 42 alunas de diferentes unidades do IEMA, divididas em sete equipes.
Dados da ONU Mulheres 2022 mostram que, embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas de 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Tanto a maratona quanto as mentorias que aconteceram durante o GAMEJAM têm como objetivo incluir no currículo das meninas a educação STEAM, que envolve conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – e, consequentemente, incluí-las neste nicho tecnológico do mercado, diminuindo a desigualdade de gênero.
Sobre a maratona
Desenvolvido pela UNICEF, o evento fez parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Office of Innovation do UNICEF e tem como objetivo incentivar a inserção de mulheres e meninas no universo dos games.
As adolescentes selecionadas são estudantes de informática de sete IEMAs Plenos e já vinham participando de mentorias e treinamentos das equipes do Office of Innovation, do UNICEF Brasil, e da Gamezônia, parceiro do GAMEJAM das Iemanas. Durante a maratona, as alunas passaram por mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, suporte à inovação, design e programação.
O encontro ainda contou com a presença do oficial global do UNICEF para Inovação, Gustavo Pugliese. “Ele é o especialista em todo esse tema e que está liderando trazer para o Brasil a iniciativa da Game Changers Coalition, para fortalecer a entrada de meninas na indústria da gameficação”, explicou a Chefe do Escritório do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva.